Em virtude dos questionamentos em relação à demora de resultados das amostras de pacientes suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) no município, a Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes, baseada no esclarecimento enviado à mesma, via e-mail, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), vem a público explicar:
“O Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) tem uma capacidade de 5.000 amostras por dia. Porém, há algumas semanas, estamos recebendo 9.000 por dia e em alguns chegamos a 12.500 e 15.300. Com isso, é possível imaginar que seja impossível ter o mesmo tempo de resposta que se tinha quando trabalhávamos dentro da nossa capacidade. Cremos que o trabalho de vocês também tenha aumentado consideravelmente nas últimas semanas.
Para que não atrasemos os resultados, pois não damos conta sozinhos de todo esse volume, somos obrigados, infelizmente, a contar com apoio de outro laboratório. Se não fosse isso, demoraria ainda mais. E todos os laboratórios estão sobrecarregados, em outros Estados também. Todos estão recebendo amostras além de suas capacidades.
[...] Da nossa parte, muitas ações já foram implantadas para melhorar o tempo: contratação de mais pessoas, expansão da área de recebimento, novas máquinas pra processamento de testes... Estamos fazendo o melhor que podemos. Mas estamos em uma pandemia onde os recursos realmente se tornam escassos frente à demanda. Estamos trabalhando 24 horas/7 dias e buscando aprimorar cada vez mais e esperando contar com apoio de todas as regionais para que possamos melhorar o tempo de resposta à população”.
Cristina Reinert
Chefe do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)