Quatro Pontes, 10 de fevereiro de 2026 – A Secretaria Municipal de Educação de Quatro Pontes iniciou o ano letivo de 2026 com um planejamento pedagógico estruturado, tendo como um dos principais eixos o Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (PROLLEI), iniciativa que fortalece as práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da linguagem na primeira infância.
O programa tem como objetivo qualificar os profissionais da educação infantil, especialmente aqueles que atuam com crianças da pré-escola, promovendo formação teórica e metodológica para o trabalho com a linguagem oral, a leitura e a escrita, respeitando as singularidades de cada criança e seu tempo de aprendizagem.
Em Quatro Pontes, o PROLLEI é desenvolvido sob a articulação da professora Ruth dos Reis Juwer e conta com a atuação da educadora e formadora Débora Fernanda Barboza. O cronograma das formações continuadas já foi definido em reunião realizada no dia 30 de janeiro, contemplando ações ao longo de todo o ano letivo.
A adesão ao PROLLEI integra as políticas educacionais do município alinhadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, que busca assegurar o direito das crianças à alfabetização e ao desenvolvimento integral desde a educação infantil.
Além do fortalecimento pedagógico, a Secretaria Municipal de Educação destaca que a participação no programa também representa um importante movimento de valorização dos profissionais da educação, reconhecendo o papel fundamental dos educadores na formação das crianças e no desenvolvimento humano e social do município.
Com essas ações, Quatro Pontes reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, com a formação continuada dos profissionais e com práticas pedagógicas que respeitam a infância, fortalecem a aprendizagem e contribuem para a construção de um futuro com mais oportunidades para todas as crianças.